MASSA
Ingredientes que devem ser misturados juntos em uma bacia:
Ingredientes que devem ser batidos no liquidificador por 3 minutos:
RECHEIO
MASSA
Antes de tudo unte as forminhas individuais de pão de mel e pré-aqueça o forno a 180ºC;
Depois, adicione o liquido batido do liquidificador sobre os ingredientes secos da bacia e com o auxílio de um fuê, mexa devagar até misturar por completo, para preencher cada forminha de pão de mel até a metade, coloque a massa pronta em uma jarra, ou use uma concha pequena.
Asse pelo tempo de 12 a 15 minutos, você vai perceber que a massa retrai um pouco deixando um espaço entre a forma quando esta assada, outra forma de verificar que o pão de mel está assado, é tocar na superfície, ela deve estar firme, ou a já popular técnica de enfiar um palito ou uma faquinha no centro do pão de mel também é usual e para rechear espere a massa esfriar por completo.
RECHEIO
Leve a lata de leite condensado para cozinhar na pressão por 30 minutos na pressão, desligue o fogo e espere até que a pressão saia sozinha, em seguida abra a panela e retire a lata da panela e transfira para um recipiente com água gelada.
Apenas abra a lata quando estiver frio.
MONTAGEM
Corte o pão de mel ao meio e recheie.
Para rechear o pão de mel a maneira mais fácil é usar uma manga de confeitar, mas você também pode usar uma colher para colocar o recheio, o importante é não deixar o recheio saindo para fora em excesso.
Você precisará de 1 kg de chocolate para banhar os pães de mel, você pode usar ou um chocolate meio amargo fracionado que dispensa tempera é só derreter e usar e costuma ser mais barato, ou um chocolate meio amargo mais nobre que além de ter um sabor melhor também necessita realizar a tempera, neste caso a tempera é uma etapa bem simples que consiste basicamente em derreter o chocolate picado ou no banho maria ou no micro-ondas, e depois de completamente derretido, resfriar esse chocolate em uma pedra de mármore, mexendo com o auxílio de uma espátula até o chocolate resfriar, você pode usar um termômetro para aferir a temperatura ou tocar um pouco de chocolate ou no pulso ou na parte de baixo dos lábios, e sentir a temperatura do chocolate que deve estar frio, quando o chocolate passa por esse processo ele vai ter brilho e endurece corretamente.
Quando o chocolate estiver pronto, o você já tiver recheado o pão de mel, basta apenas banhar o pão de mel, usando um garfo fino, mergulhe o pão de mel no chocolate derretido, retire e coloque sobre uma forma forrada com papel manteiga e leve para gelar para endurecer o chocolate.
Embale em um saquinho transparente, e presentei ou utilize para presentear seus convidados.
DICAS E CURIOSIDADES
Caso não tenha as forminhas individuais de pão de mel, você pode utilizar uma assadeira quadrada média de bolo, pode após assado deve cortar a massa em quadrados iguais antes de rechear;
Você também pode fazer um formato grande, pode assar em formas decorativas, como a em formato de árvore de natal ou sinos, enfim, qualquer forma decorativa que remeta a natal;
Você também pode deixar o pão de mel mais molhadinho banhando ele com uma calda fria após recheado, e deixando na geladeira após banhado por ao menos 1 noite, retirando da geladeira 1hora antes de banhar com chocolate para perder um pouco a temperatura fria, mas não exagere na calda, pois muita umidade pode atrapalhar na hora de banhar.
Neste caso a calda é feita da seguinte forma:
500ml de água, 250g de açúcar, 2 cravos, meio anis estrelado, deixe ferver e depois deixe gelar. Após frio adicione 1 dose de conhaque.
Outra forma muito utilizada de modelar o pão de mel é fazer primeiro a casquinha externa de chocolate fazendo como se fosse um bombom de pão de mel, utilizando inclusive uma forminha do mesmo material das forminhas de bombom. A vantagem dessa técnica é que você pode deixar o pão de mel bem molhadinho.